segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Nosso grupo de estudos em Permacultura



Grupo de estudos em Permacultura no Espaço Aion
Começamos no dia 03.08.2011 os nossos encontros para estudo dos princípios da permacultura, nos unimos a partir do I Curso de Permacultura Urbana e Profunda que tivemos com a Cris Brasileira, do Instituto Cio da Terra, em nosso espaço. Em nossos estudos estamos utilizando o texto “Os fundamentos da permacultura” (The essence of permaculture) do David Holmgren, durante a leitura relacionamos as reflexões com as questões do nosso convívio e do modo de vida da cidade e da humanidade de uma forma geral. Pensamos sobre as ações de auto-suficiência, segurança alimentar, ou seja; questões de nossa sobrevivência imediata, mas também tratamos das nossas relações, da nossa dependência do “sistema” e da nossa ação social, política e efetiva.

 
Redação gráfica do posso 1º encontro
No primeiro encontro fizemos a leitura do 9º princípio; “Use soluções pequenas e lentas”, esse princípio nos fez refletir sobre o consumo, sobre as alterações na lei florestal que desprotege as florestas, sobre o uso de veneno na agricultura, falamos também das iniciativas “sustentáveis” e dos desafios da região de São João Del Rei e uma pergunta nos ocorreu: de onde vem e para onde vai a água que consumimos em nossas casas?

No encontro seguinte do grupo fomos conhecer a COPASA, a empresa que trata e fornece a água do nosso bairro.

Sulfato de Alumínio, hidróxido de sódio, fluor, cloro. 
São as substâncias usadas para tratar a água do rio Carandaí que abastece
o bairro da Colônia do Marçal  em São João Del Rei.
Visita realizada a ETA (Estação de Tratamento de Água) da Copasa, localizada na Colônia do Marçal. De onde a água vem? Para onde ela vai? Como é tratada? Todas essas dúvidas foram respondidas pelo Cristiano que nos recebeu super bem e nos mostrou um pouco do trabalho realizado pela Copasa

No nosso segundo encontro (11.08.2011) escolhemos ler o principio 6º: “Não produza desperdícios” que sugere os provérbios: “Não desperdice para que não lhe falte” e “um ponto na hora certa economiza nove”. Esse princípio nos fez pensar sobre os catadores de lixo e sobre a importância dessa profissão, das iniciativas de coleta seletiva nas cidades, do investimento em usinas de reciclagens e cooperativas de catadores.

Redação gráfica do nosso 2º encontro
Todos os dias podemos ver em São João Del Rei enormes pilhas de lixo amontoado, sabemos que esses resíduos vão direto para um “lixão” sem nenhum tratamento e nenhum cuidado. Nos parece que não há interesse político por parte da prefeitura e não há iniciativa da sociedade civil para tratar desse PROBLEMÃO que não escapa dos nossos olhos e da nossa responsabilidade. 

Visita à Usiclagem da cidade de Coronel Xavier Chaves 
Na semana seguinte fomos conhecer a usina de reciclagem, em uma cidade aqui perto, Coronel Xavier Chaves, que tem cerca de 3.000 habitantes e todo o lixo da cidade é destinado à usina de reciclagem onde é selecionado, organizado e vendido, a parte dos resíduos orgânicos é compostada e transformada em adubo vegetal. Nos alegrou conhecer essa experiência que nos foi relatada pelo Roberto Carlos, o responsável pelos trabalhos na Usina, é sem dúvidas um excelente exemplo para todas as cidades.

Redação gráfica do nosso 3º encontro
No terceiro encontro do nosso grupo, dia 18.08.2011, lemos o princípio nº 12: “Utilize e responda à mudança criativamente” que nos lembra os provérbios “a verdadeira visão não é enxergar as coisas como elas estão hoje, mas como elas vão estar no futuro”, essas reflexões nos fizeram conversar sobre o papel das pessoas pioneiras no estabelecimento de mudanças culturais, pensamos sobre as redes, a diversidade cultural e a inter-dependência que nos conecta na “teia da vida”; citamos movimentos de trocas, de feiras de consumo responsável e dos bancos de sementes crioulas. Também passou por nossa conversa a reflexão sobre a superação de barreiras sociais e climáticas, nas quais a permacultura se mostra como estrutura conceitual para a mudança que deve considerar a escala e o contexto locais.

Nesse dia assistimos ao documentário "Neste Chão tudo dá": 



Redação gráfica do nosso 4º encontro
No dia 25.08.2011 realizamos o nosso 4º encontro, na ocasião fizemos a leitura do princípio nº 3: “obtenha rendimento” que nos adverte com o provérbio “você não pode trabalhar de estômago vazio”, esse princípio nos conduziu à conversa sobre o quanto as pessoas se distanciaram do verdadeiro modo de produção de alimentos, isso nos leva à tarefa de pensar e re-criar nossa forma de consumo, o que é um desafio para todos nós, pois para até para empreendermos um trabalho de conscientização devemos nos trabalhar primeiro e transformar a nossa prática, assim podemos dar o exemplo de novas formas de consumo e produção, mais conscientes, responsáveis e coerentes com o respeito à natureza.

Aqui você pode baixar o texto que estamos lendo: Holmgren, David. Os Fundamentos da Permacultura


Nenhum comentário:

Postar um comentário