segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Retomada

Bem vindos amigos e simpatizantes do Espaço Aion! Depois de muito tempo, voltamos! Os velhos questionamentos e a necessidade constante de movimentar estruturas estabelecidas, impostas, rígidas e intransigentes, nos fazem fortes e criativos para voltar a preparar a terra, plantar nossas sementes novamente e cultivar nosso jardim! Jardim de sonhos, de utopias, de respeito e irmandade. Muitas águas rolaram. E quem diria que caminhamos tanto, para hoje, ao abrir os olhos e olhar com atenção, sentir como se estivessemos há três décadas atrás?  Vou me abster de falar diretamente da situação política atual no Brasil... já o faço exaustivamente na minha vida pessoal. Mas sinto que aquela antiga forma de "fazer politica", que nos movia a realizar ações concretas de ajuda mútua, atitudes subversivas para defender a ecologia, e formas alternativas de se discutir e praticar a educação, se torna urgente e necessária nesse momento. O cenário é hostil. Temos a população polarizada, órfã.  Educação e Cultura desmontadas,a democracia sendo ignorada, a repressão como forma corriqueira de expressão...  Temos que agir! Primeiro de forma individual. Internamente, temos que rever nossos princípios, analisar com cuidado nossas "verdades", identificar em nós o que mais apontamos nos "inimigos do lado oposto".
Saber  diferenciar e respeitar princípios de humanidade, sem rotular como meramente ideológicos, é uma questão a ser refletida e que constitui o caráter de cada um.
O proximo passo, fazendo uma correlação com os princípios da permacultura, é examinar, a partir de nós, (zona 0), que atitude tomar e qual a ação a ser realizada. Até onde podemos alcançar? Se pudermos alcançar alguém da nossa família, ou um amigo próximo, um vizinho, estaremos iniciando um processo revolucionário de consciência planetária!! A natureza nos ensina sobre isso! Tudo reage em cadeia... somos parte do mesmo corpo.  E é trazendo esses saberes da natureza, que precisamos reestabelecer a nossa convivência como sociedade. Independente de ideologias políticas ou religiosas. É um princípio Humano.
A partir disso, podemos traçar objetivos baseados nas ações que elevem nosso potencial criativo, que estimulem nossas aptidões e nossos dons. Que possamos ser produtivos, de forma harmoniosa. Que possamos influenciar para a paz.
Em meio a tantas adversidades, retomamos nossos projetos com a esperança de ver florescer o Jardim.
Pensamento, Intenções, palavras e atitudes, são sementes.
Mãos á obra!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário