quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Projeto Arte em Movimento

Projeto Arte em movimento

O projeto nasceu a partir da necessidade de acharmos utilidade para materiais descartados que potencialmente se transformam em arte. A reutilização desses materiais, além de laboratório artístico, é uma atitude ecológica.
Nossa atenção se concentra em : *recuperação,
*restauração,
*finalidade,
*desenvolvimento de ideias para escoar o trabalho e principalmente, ações para divulgação do projeto a partir de uma "troca"solidária ou contribuição espontânea.
Para o Arte em movimento, reutilizaremos cartões pintados a mão  feitos A partir de produtos reciclados de papelaria e tintas recuperadas.
A forma de atuação para a divulgação e captação de recurso, se dará no contato direto com o público no transporte público da cidade de São Paulo e em algumas cidades do interior.
O objetivo é primeiramente, o envolvimento de várias pessoas no processo criativo e de reciclagem, como forma de conscientização e terapia.
Num segundo momento, a captação de recurso a partir da divulgação do projeto, tem a finalidade de levantar recursos para a estrutura de uma Oficina que nos permita estender o alcance da nossa proposta. A meta e o objetivo final, é cooperativar os trabalhos da Oficina,inserindo pessoas em situação de carência, e ajudá -las na elaboração e criação de novos trabalhos que possam gerar renda e resgatar a auto estima.
Nosso projeto aceita doação de materiais. Se você quer ser uma apoiadora ou apoiador, doar materiais para nossas oficinas, ou nos dar algum feedback, entre em contato através do nosso e-mail : espaco.aion@gmail.com

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Retomada

Bem vindos amigos e simpatizantes do Espaço Aion! Depois de muito tempo, voltamos! Os velhos questionamentos e a necessidade constante de movimentar estruturas estabelecidas, impostas, rígidas e intransigentes, nos fazem fortes e criativos para voltar a preparar a terra, plantar nossas sementes novamente e cultivar nosso jardim! Jardim de sonhos, de utopias, de respeito e irmandade. Muitas águas rolaram. E quem diria que caminhamos tanto, para hoje, ao abrir os olhos e olhar com atenção, sentir como se estivessemos há três décadas atrás?  Vou me abster de falar diretamente da situação política atual no Brasil... já o faço exaustivamente na minha vida pessoal. Mas sinto que aquela antiga forma de "fazer politica", que nos movia a realizar ações concretas de ajuda mútua, atitudes subversivas para defender a ecologia, e formas alternativas de se discutir e praticar a educação, se torna urgente e necessária nesse momento. O cenário é hostil. Temos a população polarizada, órfã.  Educação e Cultura desmontadas,a democracia sendo ignorada, a repressão como forma corriqueira de expressão...  Temos que agir! Primeiro de forma individual. Internamente, temos que rever nossos princípios, analisar com cuidado nossas "verdades", identificar em nós o que mais apontamos nos "inimigos do lado oposto".
Saber  diferenciar e respeitar princípios de humanidade, sem rotular como meramente ideológicos, é uma questão a ser refletida e que constitui o caráter de cada um.
O proximo passo, fazendo uma correlação com os princípios da permacultura, é examinar, a partir de nós, (zona 0), que atitude tomar e qual a ação a ser realizada. Até onde podemos alcançar? Se pudermos alcançar alguém da nossa família, ou um amigo próximo, um vizinho, estaremos iniciando um processo revolucionário de consciência planetária!! A natureza nos ensina sobre isso! Tudo reage em cadeia... somos parte do mesmo corpo.  E é trazendo esses saberes da natureza, que precisamos reestabelecer a nossa convivência como sociedade. Independente de ideologias políticas ou religiosas. É um princípio Humano.
A partir disso, podemos traçar objetivos baseados nas ações que elevem nosso potencial criativo, que estimulem nossas aptidões e nossos dons. Que possamos ser produtivos, de forma harmoniosa. Que possamos influenciar para a paz.
Em meio a tantas adversidades, retomamos nossos projetos com a esperança de ver florescer o Jardim.
Pensamento, Intenções, palavras e atitudes, são sementes.
Mãos á obra!!!