sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal "Oração à Mãe Terra"




quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Natureza: o livro da vida



O que podemos descobrir quando reconhecemos a Natureza como fonte da Sabedoria?

Um matinho nunca nasce em um lugar à toa... Até mesmo o que aparenta ser um acaso, na natureza, é um acontecimento relacionado com as conexões entre os elementos e fluxos de energia do ambiente. Por isso, é preciso humildade e escuta sensível perante no trabalho com a terra, ela mesma nos mostra seus limites, seus frutos prósperos e os rumos do seu fluxo. 

A atividade constante de "observar, observar, observar" é indispensável em uma relação de respeito à vida. A Natureza tem seu próprio ritmo e sabedoria e nós precisamos deixá-la Ser... Assim podemos aprender com o fluxo natural dos elementos e das fontes de energia.

A terra é um forte fluxo da energia vital, em cooperação com ela entramos em contato também com a nossa natureza e sentimos de forma visceral a nossa posição e função no mundo natural, no contexto ecológico e nossas relações. Essas sensações nos levam a muitas outras descobertas, inclusive de que podemos conquistar a nossa segurança alimentar e desenvolver a nossa arte de viver através das nossas mãos.

Enquanto a segurança alimentar se mostra como uma busca, um sonho, nós aqui no Espaço Aion vamos esculpindo a terra e aprendendo as sabedorias que observamos e vivenciamos ao buscar uma vida saudável e integrada à natureza. A cada semente plantamos também a intenção de difundir e fomentar práticas sustentáveis para a cultura de cuidado com a Terra e com as pessoas.



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dez dicas para uma cozinha sustentável

Para muitos, a cozinha é a melhor parte da casa. Lugar não apenas das refeições, ela consegue reunir a família de forma aconchegante e descontraída. Então que tal transformar a sua cozinha em um ambiente mais sustentável? Segue dez dicas simples de como colocar essa ideia em prática.

1 – Limpe o condensador da sua geladeira e mantenha a temperatura regulada

A geladeira é, sem dúvida, um dos eletrodomésticos mais úteis e essenciais dentro de uma casa. Porém, ela é também uma das maiores responsáveis pelo consumo de energia. Limpar as bobinas do condensador pode reduzir em 30% o consumo de eletricidade.

Segundo o site Daily Tips, a poeira que geralmente se acumula nessa parte da geladeira pode aumentar o consumo de energia do equipamento. Por isso, arraste sua geladeira de vez em quando e passe um pano seco ou um espanador onde estiver sujo.

Outra dica é manter a temperatura do equipamento regulada. A geladeira não precisa estar a menos de 3ºC e o freezer pode ficar a -15ºC. Menos do que isso é gasto de energia e dinheiro desnecessário. E se seu equipamento não tiver um termômetro embutido, vale a pena investir em um.

2 – Cozinhe em quantidade e congele

Separe um dia para preparar várias refeições para todo o mês ou a semana. Depois basta guardar no freezer e reaquecer no dia de consumi-la. Essa prática ajuda a economizar tempo, ingredientes e energia.

Cada vez que você vai para a cozinha preparar uma refeição você consome uma enorme quantidade de água, eletricidade (geladeira, microondas, liquidificadores, etc), gás e também de alimentos, já que sempre sobra um pedaço de legume ou um punhado de tempero que termina no lixo.

3 – Descongele os alimentos naturalmente

Na hora de descongelar, nada de microondas. Para quê gastar eletricidade se podemos fazer isso naturalmente? Basta retirar os alimentos do congelador um pouco antes e aguardar.

Você pode deixar o alimento em ambiente natural para acelerar o descongelamento (lembre-se sempre de mantê-lo protegido de moscas e outros insetos) ou na geladeira, para que degele aos poucos.

4 – Desentupa a pia sem produtos químicos

O ralo da pia entupiu? Nada de pânico ou produto químicos. É possível fazer a água voltar a correr sem precisar apelar para essas substâncias. Para começar, procura usar o velho desentupidor. Caso ele não resolva o problema, tente as seguintes opções.

• Primeiro solte a gordura, jogando água fervente na pia entupida.
• Se isso não resolver o problema, pegue um desentupidor e encha a pia com alguns centímetros de água.
• Cubra com uma mão a saída auxiliar, se houver, para manter a pressão, e então aperte com força o desentupidor, para empurrar a água cano abaixo.
Problema resolvido, sem nenhum produto químico!

5 – Mantenha o microondas desligado

O forno microondas funciona apenas por alguns minutos do dia, mas costuma permanecer ligado o tempo todo. Retirá-lo da tomado após esquentar a comida é uma opção para poupar energia e economizar na conta de luz.

É como se o forno continuasse ligado e consumindo gás, mesmo após o preparo das refeições. Portanto, lembre-se de retirá-lo da tomada quando não estiver em uso e ligue-o de volta apenas na hora de esquentar o almoço e preparar a pipoca.

6 – Use esponjas vegetais

Sabe aquela esponja de limpeza que a maioria das pessoas usa para lavar a louça? Pois bem, saiba que ela é feita de produtos derivados do petróleo e, portanto, não ajuda em nada o meio ambiente quando é descartada. Por isso, prefira as buchas vegetais.

Elas são feitas com fibras 100% naturais, ou seja, são totalmente biodegradáveis. Além disso, ela é mais barata, durável, higiênica (já que dificulta o acúmulo de bactérias) e ainda pode ser higienizada e reaproveitada após um determinado tempo de uso.

Basta fervê-la em água ou mergulhá-la em uma solução de água e cloro por 30 minutos para deixá-la livre de bactérias e branquinha novamente.

7 – Deixe a louça de molho

Uma boa dica para poupar água e ainda utilizar menos detergente é deixar louças, talheres e panelas de molho por alguns minutos antes de lavar. A água irá facilitar a limpeza e você não precisará deixar a torneira aberta por tanto tempo, nem utilizar tantos produtos químicos.

Quando for lavar a louça, tampe o ralo da pia ou coloque tudo dentro de um balde com água. Depois de um tempo, retire os pratos, talheres e panelas e lave como de costume. Mas lembre-se, mantenha a torneira fechada sempre que estiver ensaboando e use a menor quantidade possível de detergente.

8 – Feche a porta da geladeira

Depois de pegar ou guardar algo na geladeira, certifique-se de que ela ficou bem fechada e não deixe a porta aberta por muito tempo. Quando isso acontece, a temperatura no interior do aparelho sobe e ele tem que trabalhar mais para compensar, gastando mais energia.

Alguns equipamentos possuem um sistema de trava, que impede que a porta se abra imediatamente após ser fechada. Ele faz isso para regular a temperatura no seu interior e manter os alimentos frescos e o seu funcionamento em dia. Portanto, nada de forçar para que ele abra.

Outra medida importante é checar periodicamente se a borracha de vedação está em bom estado. Uma dica é colocar uma folha de papel na porta da geladeira e fechá-la. Se a folha ficar presa é porque a borracha está em boas condições, se ela escorregar é porque a vedação já precisa de um reparo.

9 – Não descarte óleo de cozinha na rede de esgoto

Após preparar as refeições, não jogue o óleo de cozinha pelo ralo na pia, já que isso pode entupir as tubulações e contaminar a água. Em vez disso, junte o óleo e entregue-o para a reutilização e reciclagem.
Você ainda pode criar novos produtos caseiros com o óleo de cozinha, como sabonetes artesanais.

10 – Tampe as panelas e não abra a porta do forno

Parece obvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar. Com isso você economiza gás e ainda garante que seu almoço ficará pronto mais cedo.

Outra boa idéia é cozinhar na panela de pressão. Acredite, dá pra fazer de tudo ali: feijão, arroz, macarrão, carne, peixe, etc. É muito mais rápido e você pode economizar até 70% de gás.

Outra dica importante é evitar abrir a porta do forno para olhar o que está lá dentro. Isso desperdiça muito calor, o que faz com que o equipamento tenha que ficar ligado por mais tempo, consumindo mais energia.
Uma boa maneira de saber como está o preparo do alimento sem precisar abrir a porta do forno é utilizando a luz interna. Equipamentos com temporizador também permitem monitorar o cozimento sem precisar abrir a porta o tempo todo.

Você ainda pode desligar o forno um pouco antes do tempo previsto. O equipamento manterá a temperatura interna alta durante algum tempo, o que permite que o prato fique pronto utilizando menos energia.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Curso “A Cozinha Ecoeficiente”


Vivências em bio-construção e oficinas de alimentação saudável, consumo responsável, manejo do lixo doméstico e permacultura urbana.

Iremos criar uma cozinha com técnicas ecológicas; aprenderemos como fazer fogões ecoeficientes, o manejo ecológico da lenha e estratégias domésticas em sustentabilidade.

Dias 2,3 e 4 de dezembro de 2011
No Espaço Aion
São João Del Rei – MG
Valor: 100,00 (incluindo almoço e lanche vegetarianos nos três dias)
Inscrições:
espaco.aion@gmail.com, 32-33725319


Esse curso oferece a experiência de vivenciar o planejamento e a concepção de uma cozinha Ecoeficiente, com práticas de bioconstrução e oficinas para o viver saudável e sustentável.

É primeiramente através de nossa prática cotidiana que podemos fazer nossa parte na construção da sustentabilidade e a cozinha é o centro dessa questão, pois é a fonte da maior parte do nosso consumo e a maior parte dos nossos resíduos. O curso aborda estratégias para tornar esse fluxo menos danoso ao meio ambiente e à nossa saúde.

A partir da difusão de práticas como essas; em que aprendemos como fazer ajustes em nosso dia-a-dia, estamos “ativando” novos difusores, pois o curso estimula cada participante a divulgar as informações e difundir as práticas e estratégias domésticas para a sustentabilidade em sua comunidade.





quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Palestra na UFSJ


Permacultura Urbana,
São João Del Rei está ouvindo falar...
 

Nós do Espaço Aion participamos da Semana de Biologia da UFSJ com uma palestra sobre Permacultura Urbana. Por ser um tema muito extenso não foi possível aprofundar em apenas uma hora de palestra, então preparamos algumas indicações de sites sobre o tema e informações sobre redes e institutos:

O que é? 
http://www.permear.org.br/permacultura/

Pdf “Fundamentos da Permacultura” de David Holmgren:

Redes:
http://www.permacultura.org.br/rbp/index1024.html

Institutos:

A Permacultura acontece em todos os níveis de nossa existência e das nossas relações, ela vem de dentro para fora: do coração para o corpo, do corpo para a casa, da casa para a zona 1, a vizinhança, a comunidade, o bairro, a cidade... e antes de tudo está em nossas relações, na nossa forma de produzir, no nosso consumo, em nossas escolhas e também em nossa curiosidade para saber de onde as coisas vêm e para onde elas vão.

Devemos, portanto, pensar a sustentabilidade em todos esses âmbitos, tanto no aspecto biológico; ecológico, como social e cultural e até mesmo psíquico e espiritual. 

Ao pensarmos um programa de sustentabilidade no âmbito da cidade vislumbramos alguns pontos fundamentais para mudarmos a lógica do funcionamento destrutivo para uma organização responsável e produtiva, quais sejam:

Estratégias para estabelecermos uma Permacultura Urbana no nível da cidade:

- Grupos de consumo consciente e responsável;
- Planejamento e execução da Coleta Seletiva, Triagem e Reciclagem dos resíduos sólidos da cidade;
- Formação e regulamentação da profissão dos “catadores” de material reciclável;
- Ações sustentáveis com o apoio e a união do Estado, da iniciativa privada e da sociedade civil;
- Compostagem domiciliar e comunitária;
- Saneamento sustentável; ajuste ecológico do sistema de saneamento da cidade.

Veja outras ideias permaculturais para uma vida sustentável nas cidades e no campo:









terça-feira, 4 de outubro de 2011

Celebração da Primavera!!

O evento é gratuito, apenas trazer ingredientes vegetarianos, para fazermos um almoço coletivo, e instrumentos musicais para fazermos um som no pôr do Sol!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Nosso grupo de estudos em Permacultura



Grupo de estudos em Permacultura no Espaço Aion
Começamos no dia 03.08.2011 os nossos encontros para estudo dos princípios da permacultura, nos unimos a partir do I Curso de Permacultura Urbana e Profunda que tivemos com a Cris Brasileira, do Instituto Cio da Terra, em nosso espaço. Em nossos estudos estamos utilizando o texto “Os fundamentos da permacultura” (The essence of permaculture) do David Holmgren, durante a leitura relacionamos as reflexões com as questões do nosso convívio e do modo de vida da cidade e da humanidade de uma forma geral. Pensamos sobre as ações de auto-suficiência, segurança alimentar, ou seja; questões de nossa sobrevivência imediata, mas também tratamos das nossas relações, da nossa dependência do “sistema” e da nossa ação social, política e efetiva.

 
Redação gráfica do posso 1º encontro
No primeiro encontro fizemos a leitura do 9º princípio; “Use soluções pequenas e lentas”, esse princípio nos fez refletir sobre o consumo, sobre as alterações na lei florestal que desprotege as florestas, sobre o uso de veneno na agricultura, falamos também das iniciativas “sustentáveis” e dos desafios da região de São João Del Rei e uma pergunta nos ocorreu: de onde vem e para onde vai a água que consumimos em nossas casas?

No encontro seguinte do grupo fomos conhecer a COPASA, a empresa que trata e fornece a água do nosso bairro.

Sulfato de Alumínio, hidróxido de sódio, fluor, cloro. 
São as substâncias usadas para tratar a água do rio Carandaí que abastece
o bairro da Colônia do Marçal  em São João Del Rei.
Visita realizada a ETA (Estação de Tratamento de Água) da Copasa, localizada na Colônia do Marçal. De onde a água vem? Para onde ela vai? Como é tratada? Todas essas dúvidas foram respondidas pelo Cristiano que nos recebeu super bem e nos mostrou um pouco do trabalho realizado pela Copasa

No nosso segundo encontro (11.08.2011) escolhemos ler o principio 6º: “Não produza desperdícios” que sugere os provérbios: “Não desperdice para que não lhe falte” e “um ponto na hora certa economiza nove”. Esse princípio nos fez pensar sobre os catadores de lixo e sobre a importância dessa profissão, das iniciativas de coleta seletiva nas cidades, do investimento em usinas de reciclagens e cooperativas de catadores.

Redação gráfica do nosso 2º encontro
Todos os dias podemos ver em São João Del Rei enormes pilhas de lixo amontoado, sabemos que esses resíduos vão direto para um “lixão” sem nenhum tratamento e nenhum cuidado. Nos parece que não há interesse político por parte da prefeitura e não há iniciativa da sociedade civil para tratar desse PROBLEMÃO que não escapa dos nossos olhos e da nossa responsabilidade. 

Visita à Usiclagem da cidade de Coronel Xavier Chaves 
Na semana seguinte fomos conhecer a usina de reciclagem, em uma cidade aqui perto, Coronel Xavier Chaves, que tem cerca de 3.000 habitantes e todo o lixo da cidade é destinado à usina de reciclagem onde é selecionado, organizado e vendido, a parte dos resíduos orgânicos é compostada e transformada em adubo vegetal. Nos alegrou conhecer essa experiência que nos foi relatada pelo Roberto Carlos, o responsável pelos trabalhos na Usina, é sem dúvidas um excelente exemplo para todas as cidades.

Redação gráfica do nosso 3º encontro
No terceiro encontro do nosso grupo, dia 18.08.2011, lemos o princípio nº 12: “Utilize e responda à mudança criativamente” que nos lembra os provérbios “a verdadeira visão não é enxergar as coisas como elas estão hoje, mas como elas vão estar no futuro”, essas reflexões nos fizeram conversar sobre o papel das pessoas pioneiras no estabelecimento de mudanças culturais, pensamos sobre as redes, a diversidade cultural e a inter-dependência que nos conecta na “teia da vida”; citamos movimentos de trocas, de feiras de consumo responsável e dos bancos de sementes crioulas. Também passou por nossa conversa a reflexão sobre a superação de barreiras sociais e climáticas, nas quais a permacultura se mostra como estrutura conceitual para a mudança que deve considerar a escala e o contexto locais.

Nesse dia assistimos ao documentário "Neste Chão tudo dá": 



Redação gráfica do nosso 4º encontro
No dia 25.08.2011 realizamos o nosso 4º encontro, na ocasião fizemos a leitura do princípio nº 3: “obtenha rendimento” que nos adverte com o provérbio “você não pode trabalhar de estômago vazio”, esse princípio nos conduziu à conversa sobre o quanto as pessoas se distanciaram do verdadeiro modo de produção de alimentos, isso nos leva à tarefa de pensar e re-criar nossa forma de consumo, o que é um desafio para todos nós, pois para até para empreendermos um trabalho de conscientização devemos nos trabalhar primeiro e transformar a nossa prática, assim podemos dar o exemplo de novas formas de consumo e produção, mais conscientes, responsáveis e coerentes com o respeito à natureza.

Aqui você pode baixar o texto que estamos lendo: Holmgren, David. Os Fundamentos da Permacultura


quarta-feira, 20 de julho de 2011

I Módulo do curso "Alimentação Consciente"

Conteúdo:
* Mitos e verdades sobre a "alimentação natural"
*Como modificar os hábitos alimentares
*Sucos desintoxicantes
*Introdução à alimentação viva
*Germinados
*Intoxicação e doenças da civilização
*Porque aprender a se desintoxicar
*Dietas de desintoxicação
*Cura com alimentos biogênicos e alimentação viva

Conteúdo prático e teórico com certificação do "Espaço Aion"

Facilitadora: Lia Pavanelli (Lila) - Terapeuta e culinarísta especializada em Vegan-food.

Data: 13 e 14 de agosto de 2011
Horário: de 9:00 as 18:00 -sábado e
 de 9:00 as 16:00 -domingo
investimento: 100,00 ( inclui alimentação para todos e hospedagem para quem vem de outras cidades)

Inscrições e informações: (32) 3372 5319   ou pelo email: espaco.aion@gmail.com
(inscrições até dia 08 de agosto)

 

I Curso de Permacultura Urbana e Profunda em São João del Rei

O que é a PERMACULTURA?
           
Podemos defini-la como CULTURA PERMANENTE.  Caracteriza-se por projetos que utilizam métodos ecologicamente saudáveis e economicamente viáveis, respondendo às necessidades básicas sem explorar ou poluir o meio ambiente tornando-se autosuficiente a longo prazo. 
             
Programa do curso

             Os inscritos receberão certificação do Instituto Cio da Terra, com carga horária de 80 horas. Durante os módulos do curso, serão trabalhados os seguintes assuntos:

- Ética e princípios da Permacultura
- Planejamento ecológico
- Princípios de Design Permacultural
- Padrões Naturais
- Ecologia Cultivada
- Hortas biodinâmicas
- Bosque de Alimentos
- Árvores e Florestas
- Restauração de áreas Degradadas
- Compostagem e Minhocultura
 - Solos
- Movimentação da Terra
- Captação, Reserva e Sistematização de Água
- Aqualcultura
- Arquitetura e Tecnologia Apropriada à construção rural
- Conservação de Ecossistemas Naturais

 Valor do Curso: Contribuição Consciente.



Data: de 8 à 15 de julho de 2011.

Local : Espaço Aion, localizado à rua Mario de Souza, 290 , na Colônia do Marçal ( Jardim Colônia), em São João del Rei , MG.

Para informações e inscrições, entre em contato pelo email  espaco.aion@gmail.com.

Vagas Limitadas! 






quinta-feira, 9 de junho de 2011

Seja responsável por suas escolhas !


    * Estima-se que, no mundo, a cada segundo, uma área de floresta tropical do tamanho de um campo de futebol seja desmatada para produzir carne de boi equivalente a 257 hamburgueres.

     * Nos Estados Unidos, a criação de gado é responsável pelo uso de metade de toda a água consumida no país para todos os fins.

       * No Brasil, 45% da água doce é gasta na pecuária. E 45 milhões de pessoas não tem acesso à água potável.

       * Apenas nos Estados Unidos, a produção de excrementos de animais é de 1,4 bilhões de toneladas por ano, ou 104 mil kg por segundo. ( Dejetos que são lançados, sem tratamento, na terra e na água)
   
       * Os 75 milhões de hectares já transformados em pasto, só na Amazônia, representam uma área 50% superior a toda a área agrícola do Brasil.

       * É possível alimentar 40 pessoas com cereais normalmente usados para gerar apenas 225g de carne bovina.

       * A criação de animais é responsável 18% e 25% das emissões mundiais de CO²  e metano, respectivamente.

       * Nos Estados Unidos, metade  de toda energia usada na agricultura é gasta apenas na criação de gado.

       * Até 2006, 29% das espécies de peixes e frutos do mar entraram em colápso. Isto é, o rendimento da pesca caiu mais de 90%.
      Se o consumo não diminuir, a população de práticamente todos os peixes e frutos do mar entrará em colápso total por volta de 2048.

       * Entre 2002 e 2005, foram desmatados 70.000 km² na Amazônia. Do Cerrado, que contém um terço da biodiversidade brasileira, hoje restam 20%. E menos de 7% da Mata Atlântica está de pé. ( A principal ameaça aos biomas brasileiros é a pecuária )

       * Hoje a luta pela terra, pelo ar, pela água e pela preservação dos biomas  vincula-se ao destino final da humanidade.

                                                  " Cada um compartilha
                                                     da responsabilidade
                                                 pelo presente e pelo futuro
                                                          pelo bem estar
                                                     da família humana 
                                               e de todos os seres vivos."

                                                                  (Carta da Terra)

         Fonte: Cartilha " Impactos sobre o meio ambiente do uso de animais na alimentação" da 
          SVB - Sociedade Vegetariana Brasileira. www.svb.org.br

domingo, 8 de maio de 2011

Arte e Terapia

A Arte Terapia estimula a expressivadade, espontaneidade, comunicação e principalmente o trabalho com o potencial humano de criativadade.
Tem finalidade curativa,ou seja, a energia psíquica transforma-se numa imagem, que através de símbolos vai configurando-se e surgindo conteúdos internos profundos.
O principal objetivo da Arte Terapia é a criatividade e o auto conhecimento e não o aprendizado técnico e a produção de obras de arte.
Através da compreenção profunda de si somada a uma abordagem criativa da vida e por meio da combinação de várias atividades, a arte promoverá mudanças internas e a superação de problemas, podendo levar ainda a um estado de equilíbrio natural, onde você olha para si e para o mundo,construindo símbolos que libertam emoções e idéias.
Desde os primórdios o homem faz uso da arte para materializar conteúdos do seu universo psíquico. Esta é produto de uma necessidade de expressar, de configurar e trazer para o nível concreto imagens internas repletas de energia psíquica.
A Arte Terapia também se apresenta como uma possibilidade de organização emocional, intelectual e espiritual da personalidade do homem.
Pode ser um recurso poderoso, capaz de mobilizar a totalidade do ser de uma pessoa, pois envolve os níveis sensório-motor, emocional, cognitivo e intuitivo do funcionamento.
Na Arte Terapia há uma mobilização de energia e emoção que ocorrem na ação, onde a consciência se forma no próprio processo desta ação. Quando o nível sensório-motor é ativado, ocorrem percepções e transformaçãoes.
O espírito criativo está a disposição de qualquer pessoa que se disponha a ousar, a buscar novas formas de fazer e ser e  melhorar na vida, trazendo mais qualidade para o seu cotidiano.
Assim como os sonhos, as as produções artísticas e expressivas sinalizam conteúdos que naquele momento estão precisando vir à tona, naturalmente, através do fluxo das imagens do inconsciente.

Texto retirado do livro: "Arte Terapia" da Dra. Patrícia Rose Teixeira Moreira.


A Mandala



Mandala (मण्डल) tem origem no sânscrito (idioma antigo da Índia), significa "círculo" e em geral designa toda figura organizada ao redor de um centro, seja quadrados, triângulos ou outros, é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo.

Em termos de artes plásticas, a mandala apresenta sempre grande profusão de cores e representa um objeto ou figura que ajuda na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. Há toda uma simbologia envolvida e uma grande variedade de desenhos de acordo com a origem. .

Essa emanação vibracional tem muito a ver com as cores usadas, pois desenho e cor são inseparáveis numa mandala. O simbolismo das cores e seu poder vibratório criam uma força que define grande parte da atuação vibracional da mandala. Chega a ser quase a metade de sua influência.

As mandalas simbolizam o fator essencial de toda existência: a organização. São a expressão da passagem da confusão à ordem, do caos ao cosmos.

“A contemplação de uma mandala deve trazer paz interior, uma sensação de que a vida voltou a encontrar a sua ordem e o seu significado.”
Carl Jung